Thursday 12 June 2008

Saint Peter, the chosen one

Começo este post, em vésperas de Santo Antonio - a proposito, porque é que a celebração é toda feita a dia 12? As noivas, as festas dos bairros...enfim, o dia 13 passamos a dormir e nada mais... - por fazer uma pergunta à plateia: em que dia se celebra o São Pedro?

Pois. Não sabeis, pois não? Do dia de São Pedro só sei que fica entre o dia de Santo Antonio e o de São João. E só sei porque nesta altura vem a cantilena à memoria

Santo Antonio já se acabou
O São Pedro está-se a acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão
Para eu brincar

Ora, eu não vou questionar para que raio o São João tem de dar um balão para a gente brincar. Não brinco com balões desde que deixei de ir ao Jardim Zoológico de Lisboa, e fazia birras à minha mãe para comprar o balão que, invariavelmente, se me escapava do pulso mais ou menos na altura em que passávamos junto à aldeia dos macacos. Portanto, voltando ao São Pedro, esse homem incompreendido, nada mais resta senão a referência numa cantilena conhecida.

Pois, mas os nobres leitores da Malandreca sabem que isto da santidade resume-se ao poder que os santos têm. Ora se o Santo Antonio tem o dom de casamenteiro, e o do São João de ser milagreiro (so pode para nos por a brincar com balões) São Pedro é o que tem mais poderes. E porquê, dizem vocês? Porque além de ser o tipo que tem as chaves do portão de entrada do Maior, é o gajo responsável pelas condições climatéricas. E ainda se admiram de o "tempo andar ao contrário" e das "alterações climáticas". Meus amigos, isto são séculos de negligência festivaleira para com o Santo! É essa a verdade inconveniente, que muitos portugueses preferem ignorar.

E já agora, a resposta à pergunta que vos fiz é esta: 29 de Junho. O que faz deitar por terra o mito vivo da cantilena que punha o São Pedro a ser festejado antes do São João. Ainda dizem que não há discriminação entre os servidores do Maior...



0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home